Matéria da Tribuna do Norte desta terça-feira (16) traz detalhes sobre uma decisão judicial, obtida com exclusividade pelo jornal, sobre a condenação de seis potiguares e um paraibano por tráfico internacional de drogas.
A matéria explica como o grupo tentava transportar drogas de Recife até Portugal e foram interceptados por fuzileiros navais. Presos, foram condenados em primeira instância pela justiça portuguesa. De acordo com autoridades portuguesas, a droga foi avaliada em R$ 244 milhões de reais (conversão dos 44 milhões de euros apontados).
A droga encontrada na embarcação com os potiguares, segundo avaliações da perícia portuguesa, tinha um grau de pureza entre 84,8% e 91,6%.
Segundo informações da Polícia Federal, o grupo integrava a quadrilha do ex-major da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, Sérgio Roberto de Carvalho, 64, o Major Carvalho, que está preso em Budapeste, na Hungria, desde 21 de junho de 2022.
Investigações da Polícia Federal mostraram que o Major Carvalho, também conhecido como “Escobar Brasileiro”, foi responsável pelo envio de pelo menos 49 toneladas de cocaína para Europa via portos brasileiros, incluindo o Porto de Natal, tendo movimentado R$ 2,25 bilhões em três anos.