Crime ambiental: veículo imunizador é flagrado derramando dejetos humanos no meio ambiente em São Paulo do Potengi-RN

Um veículo imunizador foi flagrado despejando dejetos humanos na comunidade rural de Lagoa Comprida em São Paulo do Potengi. O veículo, que tem contrato com a prefeitura municipal e atua prestando serviços à mesma, deveria recolher o esgoto e transportar até um local adequado que fica localizado no município de Tangará, à aproximadamente 45km de distância de São Paulo do Potengi.

Moradores da região já haviam suspeitado dessa ação e diante da frequência em que observavam o veículo imunizador despejando esgoto nessa área destacada, realizaram denúncia dessas ações, as quais, podem ser configuradas como crime ambiental.

Após a denúncia, uma "campana" foi feita, com o objetivo de verificar o fato denunciado e constatou-se que após o veículo recolher o esgoto em uma residência, seguiu para uma área inapropriada onde realizou o despejo dos dejetos, enquanto um drone capturava imagens desta ação.

Vale ressaltar que, além de, ser uma falta de respeito com a população, o descarte irregular de esgoto é uma das principais fontes de poluição em rios e córregos. Além de causar danos à natureza, também pode gerar prejuízos financeiros, visto que o lançamento de resíduos em locais inadequados é um crime ambiental e que afeta a saúde pública da comunidade como um todo.

Com informações de Vandinho Amaral