Quase mil presos estariam livres no RN com porte de maconha de 25g


Pelo menos 993 pessoas presas no sistema carcerário do Rio Grande do Norte poderiam estar em liberdade, atualmente, caso o porte de até 25 gramas de maconha e de 10 gramas de cocaína fossem quantidades consideradas de uso pessoal, e não tráfico.

A quantidade droga considerada de uso pessoal e que pode ser transportada pelo usuário está em debate porque, nesta terça (25), a maioria dos ministros do Supremo Tribunal federal (STF) decidiram descriminalizar o porte da maconha para uso pessoal. Porém, eles ainda irão votar os critérios para diferenciar o porte do tráfico, com a definição da quantidade da droga que poderá ser transportada pela pessoa como usuário.

Apenas com os 993 detentos presos como traficantes pelo porte de até 25 gramas de maconha e de 10 gramas de cocaína, o RN tem um gasto anual de R$ 25.194.417, dinheiro que poderia ser aplicado em outras demandas pelo poder público.

O número de detentos que não estariam presos hoje no RN seria ainda maior, passando para 1.767, caso a quantidade de maconha considerada de uso pessoal fosse de até 100 gramas, e 15 gramas no caso da cocaína. A economia para o estado seria de R$ 44.824.483. Todos os dados foram retirados do Atlas da Violência 2024, produzido pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Do Saiba Mais