A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na última sexta-feira (28/6), 37 quilos de maconha dentro de um ônibus que trafegava pela BR-020, em Planaltina. A ação fez parte da Operação Narke II, que aconteceu simultaneamente em todo o Brasil, entre os dias 23 e 28 de junho, com o objetivo de intensificar o combate ao tráfico de drogas nas rodovias brasileiras.
Durante a fiscalização, a equipe da PRF conversou com uma passageira que iria para o Nordeste, mas, no entanto, não tinha bagagem despachada. Os agentes solicitaram documentos da mulher, que acabou admitindo ter pagado R$ 4 mil pela confecção de um RG falso.
Mala rosa
Ao inspecionarem o bagageiro externo, os policiais, com ajuda de um cão farejador, encontraram 16 tabletes de maconha em uma mala rosa. O ônibus com a droga saía de Brasília em direção ao Nordeste.
A passageira ainda confessou ser a proprietária da mala rosa e admitiu que estava transportando a droga em troca de R$ 7 mil. Ela ainda revelou ter embarcado mais duas caixas no compartimento de bagagens próximo à cabine do motorista, que não estavam identificadas com etiquetas de controle.
Essas caixas continham mais 18 tabletes da mesma substância, totalizando 37 quilos de maconha. A droga apreendida e a passageira foram encaminhadas para a 16ª DP (Planaltina). A suspeita poderá ser indiciada pelo crime de tráfico de drogas.